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Normas AK – Airsoft Team

 

1) ADMISSÃO DE RECRUTAS

 

Qualquer indivíduo/a pode requisitar junto de um elemento da equipa no sentido de participar nos jogos ou em qualquer outra actividade organizada. Terá o estatuto de VISITA. Caso o mesmo elemento deseje integrar as fileiras oficiais da equipa, deverá aguardar pelo anúncio de abertura de Concurso de Admissão ao Curso de Recrutas que terá lugar no site oficial e, seguir o procedimento ai anunciado.

 

2) REQUISITOS PARA ADMISSÃO:

 

Adquirir o fardamento necessário especificado pelo Comando.

 

Ter o equipamento mínimo necessário para jogar, em condições e devidamente legalizado.

 

Estar inteiramente de acordo com os estatutos e normas presentes neste documento.

 

Ser apadrinhado por um membro pleno de direitos dos AK, o que implica que, este último, ao propor a entrada de novo membro para a equipa, ficará responsável pelo seu afilhado, quer a nível de comportamento, quer a nível de equipamento essencial.

 

Ao cumprir os requisitos atrás mencionados, o Comando irá reunir extraordinariamente, se necessário, e decidir a eventual entrada do indivíduo em questão para a equipa oficial. O recruta passará a ter estatuto de SOLDADO.

 

2) PERMANÊNCIA NA EQUIPA

 

O SOLDADO ou qualquer outra patente na equipa estará sempre sujeito a regras de permanência que, caso sejam quebradas, estará sujeito à expulsão segundo artigo 4.º.

 

A partir do momento em que cada elemento concordar e assinar, passará a estar obrigado pelo código de honra, como indivíduo de bem e perante todos os elementos do grupo, a cumprir e fazer cumprir todas as regras nele mencionadas, ou que venham a ser posteriormente decididas.

 

As regras de permanência dividem-se nas seguintes:

 

MARCAÇÃO DE JOGOS

 

Os jogos serão agendados de forma conveniente, com a maior antecipação possível, sendo que é essencial que todos os elementos confirmem positiva ou negativamente o quanto antes a sua presença, através da área respectiva no fórum. Ninguém é obrigado a participar nos mesmos, embora a assiduidade conte para efeitos de progressão nas patentes.A marcação de jogos será feita no fórum, e qualquer elemento pode propor a realização dos mesmos informando o local e horário através de PM para (Djigy, Brás ou Escada) sendo que fica à consideração do Comandante a sua realização.

 

CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS

 

O cumprimento de horários é essencial ao bom funcionamento da equipa. Para o efeito, será dada uma tolerância máxima de meia hora em treinos ou jogos. Em jogos com equipas exteriores existem 10 minutos de tolerância, que serão reportados à equipa com a devida antecedência. Atingido o fim deste tempo, e caso não exista qualquer justificação do(s) infractore(s), será aplicada uma penalização a decidir pelo Comando, conforme a gravidade da situação.

 

SEGURANÇA EM CAMPO

 

Algumas situações não serão toleradas, sendo que se apela a todos os elementos no sentido de avisarem os eventuais infractores no momento em que estas ocorrerem, nomeadamente:

 

2.a.1

 

É expressamente proibido exibir qualquer tipo de arma em locais públicos que não os afectos à realização dos jogos. É uma situação que pode provocar problemas graves com forças da autoridade que possam ser chamadas ao local.

 

2.a.2

 

Em campo, existem duas zonas completamente distintas, a de segurança e a de jogo. Dentro da primeira, é expressamente proibido disparar ou mesmo manejar armas carregadas. Dentro da segunda, aplicam-se os seguintes princípios básicos:

 

- É expressamente proibido retirar a protecção ocular.

 

-É expressamente proibido alvejar outros elementos por maldade ou mesmo brincadeira, que não no normal decorrer do jogo.

 

-É expressamente proibido utilizar o modo de disparo automático em locais assinalados para single shot, nomeadamente em zonas urbanas propícias ao contacto próximo.

 

- É expressamente proibido fazer “tiro cego”.

 

-É expressamente proibida qualquer tipo de discussão violenta ou, em última análise, agressão entre jogadores que entrem em conflito, por qualquer tipo de razão. Ao existir algum caso em particular, sobrepõe-se o Comando, sendo que os mesmos podem exigir a saída de jogo dos intervenientes na discussão.

 

-É absolutamente obrigatório o jogo limpo, cortês, assente em princípios de desportivismo básico e respeito por todos os elementos em campo, uma vez que de outra forma não é possível desenvolver a actividade em questão.

 

-É imperativo compreender e cumprir com alguma(s) regra(s) específica(s) de módulos de jogo em particular, e para o efeito será dado um briefing antes do início do jogo, caso estas existam.

 

2b) EXCLUSÃO DE UM MEMBRO

 

Ao ser excluído da equipa:

 

- Perde o direito de livre acesso às zonas reservadas no fórum dos AK

 

- Perde direito à comparência em jogos da equipa

 

Visitantes

 

 - Não são permitidos visitantes convidados dos AK em jogos organizados por outras equipas.

 

- São permitidos visitantes dos AK em jogos organizados pelos AK sendo que para tal deve ser comunicado ao Comandante o nome dos visitantes, para que este possa organizar o numero de jogadores em campo. Neste caso, é possível o Comando limitar o número máximo de visitantes.